sexta-feira, 28 de abril de 2017

Refletindo sobre oração...

Há algumas semanas assisti ao filme Deus não está morto 2 e, entre tantas cenas no filme que eu achei interessante, uma me chamou a atenção. A cena em questão está logo no início e não muda em nada o que vai acontecer depois no filme e não envolve diretamente a trama principal do filme, então vou comentá-la aqui sem dar spoilers.
Nesta cena em questão uma mulher descobre que foi curada de um câncer e liga para o vocalista da banda Newsboys contando o milagre. Ele se alegra com ela, mas ela diz que não consegue acreditar no que aconteceu e ele pergunta: mas não foi para isto que você orou?
Hoje, lendo o capítulo 12 do livro de Atos encontro uma situação muito parecida. Pedro tinha sido preso por pregar sobre Jesus e, no meio da noite, um anjo aparece para ele na cadeira e o tira de lá passando pelas celas e paredes. No momento ele pensava que estava tendo uma visão, mas, ao se ver livre da prisão, percebeu que era realidade. Então foi até uma casa onde as pessoas estavam orando por ele. Ao chamar na porta uma menina reconhece sua voz e diz às pessoas que Pedro estava lá. As pessoas não acreditaram nela e continuaram a orar, só depois que Pedro perseverou em bater que perceberam que era verdade.
Após reconhecer algumas semelhanças entre estas histórias comecei a pensar se às vezes eu não tenho agido desta maneira. Se eu oro pra que algo aconteça, mas eu não sou capaz de acreditar ou perceber que já recebi o milagre, mas ainda estou orando por ele.
A bíblia nos diz em Romanos 8:26, que o Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas, porque não sabemos pedir as coisas como convém. E é verdade! Quantas vezes eu me pego orando e, em vez de pedir que Deus faça a sua vontade, que é boa perfeita e agradável (Romanos 12:2) eu estou tentando dar as minhas próprias soluções para Deus? Quem sou eu pra achar que sei mais do que Deus para dizer o que Ele deve fazer? E quantas vezes também eu peço por algo que eu já tenho, mas não tenho capacidade para perceber?
É como uma pessoa que pede para Deus um carro que é mais caro do que ela pode comprar. Passam uns dias e ela é promovida no trabalho e pensa "poxa! não é o que eu estava pedindo, mas fico feliz". Seu salário sobe o suficiente pra conseguir comprar o carro, sua saúde é renovada para trabalhar, até mesmo a concessionária da sua cidade faz uma promoção do carro zero e a pessoa não percebe o milagre acontecendo porque está esperando que o tão sonhado carro apareça na garagem de casa.
Sem perceber, vivemos milagres diariamente. Quantas vezes, por exemplo, alguém nos fecha no trânsito e conseguimos sair ilesos dando todo o mérito para nossos próprios reflexos?
E quando está claro que o milagre aconteceu, mas eu não consigo acreditar? Eu estava orando para algo impossível, eu queria que acontecesse, mas eu não acredito que possa acontecer. A bíblia nos diz que tudo o que pedirmos em oração, crendo, receberemos (Mateus 21:22) e qua não há impossíveis para Deus. Nós realmente acreditamos que Deus pode todas as coisas, mas às vezes condicionamos o agir de Deus pelas nossas limitações e não pelo poder que Ele tem de fazer acontecer. Eu posso pensar: eu vou orar, mas Deus não vai fazer, porque eu não tenho fé o suficiente pra fazer acontecer. Jesus disse que se nossa fé fosse do tamanho de um grão de mostarda nós conseguiríamos mudar os montes de lugar. Quando o centurião pediu que Jesus desse apenas uma palavra para curar seu servo (Lucas 7:6-10) ele não pediu sabendo que ele tinha uma grande fé, ele nem sequer era discípulo de Jesus, mas sabia que Jesus fazia milagres. 
Resta então refletirmos um pouco: O que eu quero realmente quando eu oro? Quero que Deus realize os meus desejos e caprichos ou quero entregar minhas necessidades e limitações nas mãos Dele sabendo que Ele pode todas as coisas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário