quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Operadores de Telemarketing - parte II

No post anterior falei de algumas situações estressantes que passei com Suporte Telefônico. Neste novo post eu vou contar algumas situações um pouco mais tranquilas.
Quando eu estava na adolescência eu recebia muitos telefonemas em casa oferecendo cursos de informática, inglês e espanhol. Algumas das propostas meus pais até corriam atrás para ver se eram tudo o que estavam prometendo, mas na maioria das vezes eram descontos para pagarmos a mesma quantia que pagaríamos para fazer qualquer outro curso em qualquer escola.
O tempo passou. Eu fiz curso de inglês, teatro, informática básica, informática avançada com web design,  me formei em Tecnologia em Informática pela Unicamp e aprendi espanhol por conta. Daí por diante, as ligações foram diminuindo à medida que as pessoas iam ligando e eu dizia que já tinha feito os cursos que me ofereciam e que eu não tinha ninguém para indicar para fazê-los no meu lugar.
Eu achava um verdadeiro mistério estas escolas de idiomas e cursos me localizarem. Durante um tempo eu fiquei tão cansada de receber tantas ligações, que eu parei de preencher enquetes de rádios que faziam nas ruas, cadastros em lugares que eu não conhecia bem e até mesmo cupons de sorteios de supermercado, mas não adiantava.
Passados alguns anos, meu pai e eu estávamos desempregados e recebemos uma ligação em casa, dizendo que tínhamos conseguido um desconto grandioso em um curso que nos treinaria para entrevistas de emprego e nos encaminharia para o mercado de trabalho. Pelo valor que estavam nos oferendo, achamos que compensava e fomos até o local fazer nossa matrícula.
Nossa primeira aula foi uma verdadeira surpresa. Quando chegamos na sala de aula conhecemos outras pessoas desempregadas que estavam passando pelas mesmas dificuldades, conversamos um pouco, mas ninguém sabia o que aquele curso teria a oferecer. De repente, chega uma conhecida da família, que sabíamos que não tinha nenhuma formação especial pra lecionar. Pensamos que ela estava lá para fazer o curso também, mas ela começou a se apresentar como professora. Naquela hora eu já pensei que estávamos em um barco furado, mas decidimos continuar pra ver no que ia dar.
Ela começou a falar aquelas coisas que sempre falam do tipo de roupa pra uma entrevista, que deveríamos preencher corretamente as informações do nosso currículo e nada de novo. Depois ela nos disse que estava na hora do intervalo e que depois continuaríamos com a aula prática.
Quando voltamos do intervalo, ela nos encaminhou a uma sala com vários telefones e listas telefônicas e disse que tínhamos que ligar para as pessoas das listas, oferecendo o mesmo curso que estávamos fazendo, com as mesmas promoções que nos ofereceram e tínhamos uma meta de telefonemas para cumprir. Naquele momento, constatei que tínhamos caído em um verdadeiro golpe. Com certeza o telefonema que atendemos foi feito por um dos supostos alunos em treinamento por aquela escolinha bizarra e que eles estavam recrutando pessoas para fazer o serviço de telemarketing deles sem que eles precisassem pagá-las. Era um curso de fachada apenas para conseguir atrair pessoas para pagar a inscrição e fazer o serviço sujo para eles.
Olhei para o meu pai e concordamos ver no que aquilo ia dar e a cada ligação, tínhamos a certeza de que aquela lista de nomes que tínhamos era aleatória e não de pessoas que realmente fizeram algum cadastro ou demonstraram algum interesse pelo curso.
Uma das ligações que eu fiz era procurando um homem chamado Marcos. Uma moça atendeu e me perguntou o que eu gostaria de falar com ele. Expliquei que estávamos oferecendo um curso e a moça me disse que não teria como, porque ele tinha morrido algumas semanas antes.
Quando deu o nosso horário saímos e não voltamos sem dar nenhuma justificativa ou explicação.
Moral da história: quando a esmola é muita, desconfie, pergunte, procure se informar melhor. O que mais tem é gente ligando dizendo que fomos sorteados para ganhar alguma coisa e, quando não queremos, começam a querer "transferir seu prêmio" para alguém da família, seu vizinho ou seu cachorro... atenção para não ser enganado nunca é demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário