sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Instinto materno

Às vezes fico pensando se eu tenho vocação para ser mãe. Sou cuidadosa com minhas coisas e meus animais, mas ainda não desenvolvi o dom de ser mãe.
Minha mãe, por exemplo, sempre adivinhava o que queríamos e o que precisávamos mesmo antes que soubéssemos pedir.
Sempre que a vejo digo que a amo e que ela é uma fofa, quando adolescente eu falava que ela era "dahorinha", uma vez quando criança, disse a ela que a amava mesmo com o cabelo de Bom Bril (eu sempre fui extremamente romântica).
Mas uma coisa que eu admiro nas mães é esse sexto sentido monstro que elas têm. O bebê nem aprendeu a falar ainda, elas olham e sabem o motivo do choro. Como? Que tipo de faculdade pré-maternal elas fazem que as ensinam a compreender um simples choro?
E quanto à criatividade que elas têm pra nos manter ocupados, é impressionante. Me lembro de ficar no pé da minha mãe perguntando o que eu poderia fazer, do que eu poderia brincar e o que eu deveria desenhar.
Minha mãe era praticamente uma professora. Além de me ensinar a andar e a falar, ela também me ensinou a ler e a escrever. Eu tinha apenas três anos quando aprendi a ler. Me lembro de ter ido à casa dos meus tios nesta época. Meu tio estava lendo um jornal e eu me aproximei e li uma manchete. Ele parou de ler e ficou assustado. Com certeza alguém tinha me falado o que estava escrito lá e eu estava apenas repetindo. Então ele me pediu para ler outros trechos do jornal e eu não decepcionei. Até hoje minha mãe tem escrito em sua bíblia os primeiros versículos lidos por mim e por minha irmã.
Minha mãe tem muito mais informações ao meu respeito do que eu conseguiria me lembrar em plenos 22 anos de vida, inclusive meu cordão umbilical. Ela tem daqueles livros do bebê, onde anotou todas as primeiras coisas feitas por mim: primeira papinha, quando nasceu meu primeiro dente, quando caiu meu primeiro dente, quando comecei a engatinhar. Ela queria colocar no livro do bebê até a data em que eu entrei na faculdade...
Quem me dera ter estes super poderes quando for mãe. É algo extraordinário que às vezes passa desapercebido. Não é dia das mães para que eu faça uma postagem sobre elas, mas não são necessários dias marcados para lembrar como elas são especiais.

3 comentários:

  1. Está ai uma coisa que nós homens nunca teremos a oportunidade de sentir, o poder maternal... Um dos maiores trunfos (se não o maior) das mulheres sobre os homens, é o que nos coloca rédeas, é aquilo que nos impõe limites... todo homem tem pelo menos duas mulheres na vida, sua mãe e sua esposa... e ser maternal (na minha opnião) não significa apenas ser mãe, mas uma boa esposa age como uma mãe do marido...

    muito bom o texto, nota 10.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir