terça-feira, 17 de novembro de 2015

Balanceando as reações

Vou começar o texto confessando uma coisa que poucas pessoas sabem: eu já tirei zero em uma prova. Foi uma vez na vida, mas é traumatizante tirar um zero quando suas notas do boletim são sempre acima da média... (até chegar na faculdade, mas esta é outra história)
Para quem não conhece a história, eu comentei há alguns anos NESTE POST.
O conteúdo desta prova era balanceamento de equações de reações químicas, um conteúdo que não é totalmente intuitivo e que permita que você aprenda só de ver um exercício resolvido no caderno de alguém. Eu precisava de uma explicação para aprender e não tive na época.
Alguns anos depois, este mesmo conteúdo me perseguiria na prova de química da segunda fase do vestibular da Unicamp. Por um milagre de Deus eu não zerei a prova de química e ainda consegui entrar na faculdade.
Estes dias, mais de 11 anos depois do ocorrido, eu decidi que era hora de mudar o meu conceito com relação a este conteúdo. Não é o conteúdo que eu vou utilizar sendo programadora, mas era algo que eu precisava superar. Minha nota zero não mudaria, mas eu não levaria mais em meus ombros o peso de nunca ter aprendido a balancear este tipo de equação. Que tipo de monstruosidade indecifrável poderia existir por trás daquelas combinações e reações de elementos?
Para alcançar este objetivo, procurei por vídeos no Youtube que ensinassem a fazer o tal balanceamento e não é que deu certo? Anos depois de ter tirado zero em uma prova por não saber resolver as questões, eu finalmente posso afirmar que gabaritaria a mesma prova se esta me fosse aplicada novamente. Vai mudar alguma coisa no que eu tenho vivido? Talvez não, mas o importante foi saber que eu tinha capacidade pra entender a matéria, apesar de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário