quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Andando sobre trilhos

Em 1998 foi a primeira e única vez que andei de trêm na minha vida (não estou considerando metrô como trêm nesta postagem). Eu, minha prima e minha tia fomos de trêm de Limeira até Bauru.
Aos oito anos de idade, tudo o que fazemos fora da rotina é divertido e esta viagem marcou em vários aspectos. As paisagens que vimos durante o caminho, aquela sensação engraçada de estar passando no meio do nada, a incrível experiência de atravessar um rio através dos trilhos e, é claro, ter dividido estes momentos com minha prima.
No meio da viagem, depois de combinarmos salgadinhos da Elma Chips com o biscoito Negresco, surgiu a necessidade de encontrar um banheiro naquele transporte diferente.
Quando finalmente encontramos, entramos juntas e trancamos a porta (ainda não sei como). Quando terminamos de usar, tentamos destrancar a porta, mas não conseguíamos. Não era exatamente uma chave na fechadura, era uma espécie de trava esquisita que não conseguíamos destravar.
Com o desespero de estarmos trancadas dentro do banheiro com o trêm em movimento, começamos a gritar pela minha tia, que veio correndo junto com um tipo de "comissário de bordo". Falamos que não conseguíamos abrir a porta e eles tentavam nos dar instruções de como fazê-lo.
Minha prima, vendo a janela do banheiro aberta gritou: "Não precisa mais não, mãe! A gente sai pela janela que está aberta!". E ai que minha tia ficou mais desesperada. Imagine como seria, se duas crianças de oito anos saíssem pela janela de um trêm em movimento.
Tentaram bater na porta e gritaram para que não fizéssemos nada. Por um milagre (porque até agora não consigo entender o que fizemos), a porta destravou e nós finalmente pudemos ir para os nossos lugares e desfrutar do resto da viagem.
Para voltar para casa, meu tio nos buscou. No meio do caminho começou uma chuva muito forte e começamos a ficar assustados pois não era possível enxergar a pista.
Comecei a chorar de desespero e minha prima também chorou quando me viu chorando. Meus tios, preocupados comigo, pararam no posto mais próximo, onde eu liguei para minha mãe pra avisar o que estava acontecendo e que iríamos demorar pra chegar. Passada a chuva, retornamos à viagem.

2 comentários:

  1. Casquei!!! Huhauahuahau Muito bom ler tudo isso! Nossas memórias são quase as mesmas hein?! Nosso passado meio que se completa né? Minha prima-irmã! Amo vc demais!

    ResponderExcluir
  2. hauhauahuhua amei a expressão prima-irmã!!!
    realmente foi muito legal ter crescido junto com você!
    Amo você!!!

    ResponderExcluir