quinta-feira, 26 de julho de 2012

Acidente de trabalho

Comecei a trabalhar com minha mãe em uma oficina de costura, no dia 09 de fevereiro de 2004, eu tinha cartorze anos. Minha tia me ensinou, logo de cara, a costurar com a máquina de travete: Descubra o que é isto clicando aqui.
Com o tempo fui aprendendo a trabalhar na máquina reta de uma e duas agulhas, overlock e interlock, mas dei um pouco mais de ênfase na máquina de travete, porque foi nela que eu tive meu primeiro acidente de trabalho.
Uma bela tarde, estava eu "travetando" vários pacotes coloridos de bermudas, quando percebo que coloquei uma bermuda azul sem ter tirado a linha cor de laranja, o que não seria nada fora do comum se eu não tivesse notado o erro com a máquina em movimento.
Para que vocês entendam melhor o que aconteceu, vou explicar como funciona esta máquina. Ela tem apenas um pedal, que serve para abaixar o "pezinho" e costurar. Você aperta o pedal uma vez e o pezinho desce sobre a bermuda e ao apertar duas vezes ou forte desde a primeira vez, a máquina faz toda uma costura e depois para sozinha. É quando o pezinho sobe e mudamos o local onde ela deve fazer o travete.
Eu apertei o pedal e, ao perceber que a linha estava trocada, eu tentei puxar a bermuda, mas não deu tempo. Pior ainda, a maquina puxou o meu dedo polegar da mão direita e desceu com o pezinho sobre ele. Por um milagre, saiu a linha da agulha na primeira "pancada" dela sobre meu dedo e a máquina parou de costurar e subiu o pezinho e a agulha sozinha.
O pezinho da maquina quebrou minha unha, cortando o meu dedo e era possível ver também na unha a marca do furo da agulha. Nao senti dor, creio que o meu susto foi muito maior. Meu dedo ficou latejando e eu fui até o banheiro para lavar.
Minha mãe me levou até o posto de saúde mais próximo, mas disseram que eu deveria ir a um pronto socorro. Fomos de carro com minha tia e ficamos surpresas com a reação da médica ao ver meu dedo.
Ela disse: "Você costurou o dedo? E nem trouxe a agulha? A maioria das costureiras que chegam aqui com os dedos costurados trazem a agulha para que eu tire. Do jeito que está a sujeira entrou e já saiu e então não tem risco de infecção. Hoje mesmo eu acabei de atender um senhor que brigou com a esposa e ela martelou um prego em sua cabeça. Eu fiquei chocada ao ver o raio-x."
Com o tempo minha unha foi crescendo novamente e eu pude cortá-la e ter um dedo bonitinho outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário